Considering the Wonderland, Experiences and Stories trend cluster as an emerging mindset that articulates the importance of stories, nostalgia, experiences, roots and identities, the “Experienced Narratives” mindset trend images and stories of the collective imaginary which are experienced and new and creative ways. There is talk of nostalgia and symbols of the past as a platform for building the future, because they give us security of what we already know, but experienced narrative underlines that the consumer now has more than ever a collective awareness of its memory.
Branded stories explore the importance of providing experiences that are embed with strong symbols and narratives, even helping the growing liquidity among social groups and urban tribes.
Uma mentalidade emergente, que agrega estórias, nostalgia, experiência, raízes e identidades. Este cluster identifica a necessidade de nos lembrarmos do passado e a importância que damos aos símbolos, imagens e estórias, que se ligam ao nosso imaginário e que são capazes de projetar experiências e narrativas para o futuro. O bens materiais são efémeros, deixam de estar em voga e perdem valor quando os confrontamos com memórias e emoções. Esta tendência surge da confluência da “Meaningful Nostalgia”, à qual se junta a necessidade da experiência/re-experiência. Isto representa, para todos os efeitos, uma plataforma de construção de futuro e/ou de geração de momentos únicos assentes no que é melhor e válido do passado, e articulados através de narrativas e simbologias relevantes. Assim, esta tendência surge como uma aglutinação de três mentalidades que se articulam profundamente para gerar um padrão e novos comportamentos/manifestações:
i) A confluência da nostalgia, ou seja, da forte ligação aos símbolos do passado que nos dão uma sensação de segurança de reconhecimento, como uma plataforma de construção de futuro;
ii) O desenvolvimento de uma economia da experiência que agora se encontra associada a identidades, narrativas e a uma economia emocional e/ou de propiciação de momentos e experiências únicos. Está relacionada com o iconoclasta, com o diferente e, apesar de não ser condição necessária, também se prende com o factor “Wow”. Sublinhamos a importância do único e do memorável com uma visão progressista que quebra com a comum experiência para criar algo realmente evolvente e capaz de superar o material. “Tirem-nos do aborrecimento!”, este é o lema;
iii) A apropriação de estórias relevantes onde o Consumidor entra. São as identidades narradas, as raízes simbólicas e identitárias do espaço e da tradição que potenciam uma relação e uma identificação com o indivíduo.
Updated at 12-11-2017.
Contributions from Catarina Silva, Eduarda Cantaluppi, Patrícia Marques.