TREND DNA // Rooted in Reality

.

Contexto

Esta é uma tendência focada no presente, influenciada por questões de transparência, medo e identidades e movida pela interação, através da defesa de ideais comuns entre indivíduos que reclamam justiça e igualdade. Daí que, apesar de estar presente na mentalidade de quem procura ação e revolução, seja uma tendência que se manifesta de forma mais coletiva do que individual, O facto de atualmente vivermos ligados a uma rede de informação em constante expansão, permite que as manifestações da tendência tenham origem e alcance, simultaneamente, local e global.

Ela é um grito de aviso e revolta por parte da população para que governos, instituições, autoridades e marcas tenham em consideração as necessidades fundamentais e imediatas de cada grupo, com base na percepção das realidades económica e financeira, das identidades e da gestão de recursos naturais.

Todavia, nos dias que correm, os protestos já não ocorrem apenas nas ruas, antes pelo contrário, a facilidade e rapidez de acesso a uma vasta rede de informação, em constante expansão, aliada à capacitação e interação oferecida pelas redes sociais, faz com que não só grupos se formem e organizem com maior facilidade e rapidez, mas também que protestos se propaguem a alta velocidade. É um conselho e uma reivindicação por democracia para a construção de um mundo melhor. Devido à subjetividade relacionada com o conceito de pós-verdade, esta mentalidade pode ser apropriada e explorada por populistas para disseminar e justificar a ignorância, o fanatismo e a intolerância. No entanto, apesar desta ameaça, o número de indivíduos informados e defensores da verdade e da transparência nunca foi tão elevado, tal como nunca o foi a descrença para com a classe política, o seu discurso e as suas motivações.

 

Insights

  • O aumento da informação disponível e a facilidade e rapidez com que esta pode ser acedida e partilhada, proporcionado pelos desenvolvimentos tecnológicos, criou uma sociedade composta por indivíduos dispostos a questionar.
  • Podemos viver na sociedade do pós-verdade, onde as opiniões e crenças pessoais ganham ênfase em relação a factos. No entanto, nunca houve tantas pessoas no mundo a procurar transparência e a exigir honestidade como agora.
  • Importa que as marcas e empresas procurarem ser transparentes e defendam os seus valores, sem recorrer ao uso leviano de temas complexos. As suas motivações serão questionadas. 

Cluster “Transparency, Please”

Este cluster é um reflexo da idade da informação, proporcionada pelos avanços tecnológicos e pela convergência  de plataformas. A quantidade de informação disponível aumenta exponencialmente a cada dia que passa e as velocidades de transferência trazidas pela fibra óptica, fazem com que nunca tenha sido tão rápido e fácil aceder a essa mesma informação e partilhá-la. Este fenómeno, aliado aos choques causados por notícias de geopolítica, fizeram crescer as atenções sobre um novo conceito: Pós-Verdade. Este define uma época onde factos e registos perdem relevância em relação a opiniões pessoais, onde choques dialéticos são batidos e rebatidos sem haver absorção de informação por qualquer um dos lados e consequente aprendizagem.

 

Updated at 13-11-2017.

Contributions from Carlos Jesus, Inês Oliveira, Diana Costa, Irina Andrade.

error: Content is protected !!